Aluna: Maiara Melo
Matrícula: 201012122-4
· Copiar e colocar no blog um exemplo de falta de ética e comentar. Mínimo 100 palavras.
Reportagem: http://www.youtube.com/watch?v=a56grXOb6vo
A reportagem mostra a prisão de Maicon Wallace e Jeferson Inácio, os dois com 18 anos, flagrados com drogas, no Ibura. Apesar de se tratar de uma questão séria, o caso é relatado de maneira cômica, principalmente por ser uma notícia policial e de gosto popular. Um exemplo é a trilha sonora, tema da dupla Batman e Robin, que serve como plano de fundo, para ironizar a declaração de um dos acusados. A ética no jornalismo exige do profissional, certo tipo de conduta, já que o jornalista, por vezes, é o portador da opinião pública e formador de opinião, e a dimensão exagerada concedida a notícias desse tipo, acaba por fugir do verdadeiro objetivo, que é transmitir a notícia clara e objetivamente.
· Fazer uma matéria utilizando uma foto tirada com seu celular. No mínimo 100 palavras.
Um dos poucos cartões-postais da cidade de São Lourenço da Mata foi retirado há pouco mais de cinco meses, pela própria prefeitura. As luzes que, além de garantirem a segurança dos que passam todos os dias pelo viaduto, também serviam como parte da decoração e atrativo para quem visitava o município. Depois que a os suportes e cabos foram montados, os dois prefeitos que assumiram a administração de São Lourenço, acabaram por abandonar a estrutura, que não recebia manutenção regularmente. O corrimão que segurava os cabos, com o passar dos anos, oxidou e começou a ceder. A única solução, de acordo com o atual prefeito, Éttore Labanca, foi retirar toda a estrutura e recuperar a ponte. O problema, porém, foram as poucas luzes que, desde então, fornecem pouca luminosidade para o local.
· Fazer um desabafo de fim de período. No mínimo 150 palavras.
Se me pedissem pra resumir o quarto período, do curso de jornalismo, da Universidade Católica de Pernambuco, em uma palavra, seria: desespero. Perdoem-me o exagero, mas foi. O que eu ouvi de gente falando em sair do curso por causa disso, e daquilo outro, não está no gibi. Vivemos momentos deprimentes, convivemos com alguns professores desestimulantes, além de todos os fatores externos, que poucos levam em consideração, mas que nos atrapalham, e muito. Exigiram mais do que podíamos dar, mais do que a Católica podia oferecer e até mesmo, mais do que o necessário. Aí bateu o desespero, mesmo! Todo mundo se virando do jeito que podia, se decepcionando com quem não ajudou e, pior, atrapalhou. E quem tenta dar o melhor de si, e mesmo assim falha, sabe que o fracasso faz parte do caminho, até por que não teria a menor graça se esse curso só nos trouxesse vitórias. Apesar dos pesares, valeu. Valeu viver o Intercom, as palestras, ver os documentários, falar mal dos professores pelos corredores do bloco A, valeu ver que nunca mais vou ter o desprazer de conviver com alguns e, valeu ter a certeza que vou ter sempre ao meu lado outros. Desespero, não. Aprendizado é melhor. Aprendi da pior forma, que é o melhor jeito de se aprender algo.
· Fazer um relato estilo jornalismo participativo (pode ser qualquer coisa) sendo você o jornalista mediador que recebeu uma informação de alguém. Tamanho livre.
Os benefícios que a Copa do Mundo trouxe para a Região Metropolitana do Recife (RMR) são indiscutíveis. Com a aproximação do evento, os investimentos e obras começam, finalmente, a serem observados. A duplicação da BR-408, por exemplo, que passa pela “Cidade da Copa”, como está sendo chamado o município de São Lourenço da Mata, trouxe melhorias pra quem precisa pegar a estrada que liga a capital pernambucana, ao interior do Estado. Como é o caso do estudante de direito Nylo Nunes, que, todos os dias, segue pela estrada até o Recife, onde fica a faculdade onde estuda. “A duplicação só traz melhorias. Mais segurança, um fluxo mais livre, as estradas estão novas e, com isso, mais tranquilidade.” Além da duplicação, o governo do Estado promove vários projetos de melhoria, principalmente, na mobilidade. Como exemplo, o novo terminal de metrô Cosme e Damião, e, mais recentemente, as melhorias dos corredores Norte/Sul e Leste/Oeste.
Informações: Nylo Nunes, estudante de direito.
· Fazer um artigo referente ao jornalismo nas redes sociais. No mínino 100 palavras.
As redes sociais caíram no gosto da população mundial. Conectando milhares de pessoas do mundo inteiro, esse novo meio de comunicação permite velocidade, dinâmica e informação, tudo ao mesmo tempo e em frações de segundo. O método pode e vem sendo utilizado como, também, um meio jornalístico. Podemos citar, como exemplo, jornais impressos que liberam em suas páginas, nas tais redes, parte do conteúdo que sairá no outro dia, nos jornais. Marketing ou não, é uma ótima maneira de estimular os leitores. Além disso, existem aqueles jornalistas independentes, que possuem os seus blogs e divulgam os links que ligam os conectados, direto à página. Tudo parte de uma nova tecnologia que, quando usada conscientemente, traz benefícios para quem publica e para quem ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário